No final da época mais fria quando deixa de necessitar de aquecimento na sua habitação, deverá realizar uma manutenção completa ao seu equipamento. Desta forma, deixa-o apto para a época seguinte.
Enquanto utilizador deverá proceder à limpeza dos compartimentos acessíveis que apresentamos em seguida. Para limpeza do interior do equipamento e chaminé é recomendado que chame um técnico especializado. Pode agendar com a equipa TEK Biomasse.
Siga todos os passos para uma limpeza ao seu equipamento:
– Comece por efetuar a limpeza do permutador puxando e empurrando o veio situado entre as alhetas da grelha

– Abra a porta e com cuidado remova o sifão (placa de vermiculite no topo da câmara de combustão). Com um escovilhão limpe as cinzas incrustadas e volte a colocar o sifão no sítio.
– Retire cuidadosamente o braseiro e limpe-o. É natural que se forme “pedra” na base do braseiro, dependendo da qualidade dos pellets utilizados. Assegure-se de que todos os furos ficam desobstruídos.

– Limpe o vidro com um pano ou papel húmido misturado com um pouco de cinza até que fique limpo.
Poderá utilizar produtos especiais para a limpeza de vidros neocerâmicos colocando diretamente sobre o pano, NUNCA diretamente sobre o vidro.
Não deixe escorrer para as partes metálicas pois irá provocar corrosão e mais rápida deterioração da sua salamandra.
– Por precaução, retire e reserve a pequena chapa do tubo de queda de pellets antes de aspirar.
– Remova e despeje a gaveta das cinzas. Com um aspirador de cinzas, comece por aspirar o compartimento onde encaixa o braseiro, zona envolvente da grelha e compartimento da gaveta de cinzas. Abra o compartimento inferior à gaveta de cinzas e aspire também.
– Volte a colocar o compartimento inferior e a gaveta de cinzas, grelha, braseiro, proteção de braseiro e a chapa do tubo de queda de pellets.
Para que a salamandra funcione corretamente e em segurança é necessário que o compartimento inferior e gaveta de cinzas fiquem bem fechados e estanques. Verifique se os cordões da porta, vidro e gavetas estão conformes e se necessário proceder à sua substituição.
– Não utilize água ou qualquer spray de limpeza para limpar as superfícies metálicas do seu equipamento. Ao fazê-lo irá causar a degradação e corrosão da tinta e superfície metálica.
A limpeza da conduta da chaminé deverá ser realizada por um técnico especializado. Pelo menos duas vezes por ano deverá limpar a parte que lhe é acessível com escovilhão
com 80 mm em nylon ou aço. Sempre que seja necessário retire e despeje a tampa do tê.

– Não deixe pellets no interior do equipamento até ao próximo inverno!
Em primeiro lugar procure retirar o excedente do silo com o auxílio de um aspirador. Uma vez vazio, de modo a não restarem pellets no interior do alimentador poderá fazer uma “carga manual” através do painel do equipamento. Esta função permite fazer girar apenas o alimentador expulsando os pellets restantes no interior do tubo de alimentação. Assim que já não caírem mais pellets no braseiro pode parar a carga.
No início da próxima época poderá voltar a fazer uma “carga manual” para voltar a encher o tubo de alimentação e o equipamento ficar apto a funcionar normalmente. Assim que começarem a cair pellets no braseiro pode parar a carga.
Ao realizar este procedimento evita um possível bloqueio do alimentador. Este bloqueio acontece quando o equipamento não é utilizado por longos períodos de tempo dado que com a exposição ao ar os pellets absorvem humidade, o que provoca o seu inchaço e consequente obstrução do sem-fim. Ao forçar o funcionamento do alimentador nestas circunstâncias poderá danificá-lo irreversivelmente.