Calcule o volume do depósito de inércia

 

Uma correta instalação de piso radiante com qualquer tipo de caldeira ou uma correta instalação de qualquer caldeira a lenha deverá incluir um depósito de inercia. Este depósito funciona como um amortecedor térmico, ou seja quando temos uma produção superior ao consumo, a energia térmica é acumulada neste depósito sob a forma de água quente, que quando a caldeira não consegue fornecer energia calor necessário á instalação, este calor acumulado neste depósito pode continuar a ser dissipado por algumas horas, dependendo da capacidade deste depósito.

Este tipo de solução é de extrema importância em sistemas de aquecimento de piso radiante, evitando deste modo arranques e paragens sucessivas da caldeira, situação que reduz a sua eficiência e causa desgaste.

Atenção: Quando não for utilizado depósito de inércia é imprescindível pelo menos usar uma garrafa de mistura e o respetivo grupo de mistura para o piso radiante.
 

Apesar de alguns modelos de equipamentos TEK Biomasse incorporarem vaso de expansão, no caso de grandes instalações é necessário instalar um vaso de expansão adicional. Por este motivo, calcule aqui o volume de vaso de expansão adicional necessário.
Se o volume calculado adicional for igual a zero então não necessita de adicionar um vaso de expansão extra à instalação.